terça-feira, 8 de maio de 2012

Berne...

O berne é um problema comum nos sítios, fazendas e casas de campo. Ataca bovinos, cães e até humanos, causando coceira, dor e lesões na pele. Essas lesões são a porta de entrada para bactérias causadoras de outras infecções.

A presença de bernes gera desconforto no cão, que pode ter o comportamento alterado, irritadiço e até ficar sem comer.

Transmissão

A doença é transmitida pela mosca vetora ou veiculadora, que pode ser hematófaga (que suga o sangue, como a "mosca do estábulo") ou lambedora (como a mosca doméstica). Essa mosca pousa sobre o animal, e coloca suas larvas, que têm cerca de 1,5mm de comprimento, rompem a casca dos ovos, se instalando na pele com a ajuda de ganchos orais e de filas de espinhos corporais, que possibilitam ao berne se movimentar, quando o animal apresenta algum machucado, este atrai moscas e assim o perigo de contrair o berne é bem maior.
As larvas permanecem dentro do hospedeiro até atingirem o comprimento de 2cm, causando dor e coceira.
Tratamento
O berne só pode ser identificado quando já está bem crescido. Ao espremer a ferida, deverá sair um pus, e a pontinha do berne será vista.
O uso de sprays ou inseticidas para matar o berne não é aconselhável, pois quando são mortos e permanecem no animal, os riscos de uma infecção mais séria são muito grandes.
Além disso, não tente tirar o berne sem a ajuda de um veterinário, pois se ele não sair por completo, podem surgir infecções e outras complicações.
É muito importante que o berne seja retirado de forma correta, e o machucado seja totalmente desinfetado, o seu veterinário de confiança é a pessoa ideal para realizar o precedimento.
Prevenção
O que se pode fazer é evitar a presença de moscas:
  • Manter o local onde o cão vive limpo, livre de lixo e
    fezes já ajuda.
  • O uso de repelentes a base de citronela
    também ajuda a impedir a chegada da mosca.
Sempre consulte o seu veterinário antes de usar qualquer produto.de ação repelente.
Fonte:Site Overdogs.com

Atenção...

Que frio!!!!