segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Atenção...

Todo mundo conhece ou ouviu falar de alguém, geralmente uma senhora de idade, que vive cercada por muitos cães ou gatos, que não os doa por nada no mundo e sustenta a si mesmo e a eles aos trancos e barrancos. A compulsão por guardar ou acumular bichos, objetos em geral e até lixo – conhecido no exterior como "collector" ou "hoarders" (colecionadores ou acumuladores, em tradução livre) – é associada a um transtorno psicológico.
Esses distúrbios são comuns e chegam a tal ponto que nos EUA, no canal A&E TV, existe um programa chamado "Hoarders" com casos de pessoas que acumulam de animais a entulhos em um nível anormal.
O episódio 20 da segunda temporada mostrou Michelle, uma mulher que começou a receber pássaros de vizinhos que alegavam não poder mais ficar com eles. Após algum tempo estava com mais de sessenta aves, a maior parte delas recolhidas, e mal conseguia cuidar de si mesma. O programa, em parceria com a ong norte americana HSUS (Humane Society of United States), ajudou Michelle a dar um destino aos pássaros e a tratar de seu transtorno. No entanto, nem todo mundo pode receber auxílio especializado como neste caso em especial.

Nos EUA, quando uma situação dessas é revelada – geralmente pela denúncia de vizinhos devido ao mal cheiro e a sujeira – a pessoa é proibida pelo estado de manter os animais, que são encaminhados a algum abrigo. Infelizmente, poucos sobrevivem após o longo período de má nutrição e níveis deploráveis de higiene.
Especialistas americanos aconselham que donos de petshops e clínicas veterinárias não fechem os olhos quando cruzarem clientes com o transtorno e tentem aconselhá-los a não pegar mais bichos e buscar ajuda. Mas na maioria das vezes será necessário apelar às leis de proteção animal para salvar a bicharada das condições precárias.
Fonte:Site Arca Brasil

Que amor...