quinta-feira, 16 de junho de 2011

Epífora...

Um problema bastante comum em cães de pelagem branca e/ou raças miniatura são as manchas na face causadas pelas lágrimas.
Algumas raças de gatos, como os persas, também podem ser acometidos.
As manchas, de coloração amarronzada, comprometem a estética (parecem “olheiras”) e são um grande problema para os criadores, principalmente aqueles que participam de exposições.

Epífora é o nome dado ao derramamento de lágrimas pela face do animal. Existem várias causas atribuídas a esse problema.
As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, são responsáveis pela lubrificação dos olhos.
A drenagem das lágrimas é feita pelo ducto lacrimal, uma “cânula” responsável por conduzir o excesso de lágrimas dos olhos para o interior do focinho. É fácil compreender isso pois quando você chora, as lágrimas também escorrem pelo seu nariz.
Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal. Uma vez em contato com os pêlos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem. Esse processo resulta na alteração da coloração dos pêlos que tornam-se avermelhados indo até o marrom escuro.
Cães de raças maltês, poodle, yorkshire e lhasa ficam com o pelo manchado ao redor dos olhos.
Manter os pelinhos bem aparados diminui a irritação nos olhos e ajuda muito a reduzir o lacrimejamento do seu bicho de estimação.
Fonte:Google