quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Calor e Cães...

Os cães sofrem muito mais do que os humanos no calor porque não respiram pela pele. A manutenção da temperatura é feita pelo suor.
Sem sombra e água, alguns animais de estimação podem aquecer demais, ficar doentes e até morrer. Os dias de calor intenso são propensos para que apareçam em seu cachorro lesões e problemas de saúde como disfunção cardiorrespiratória e desidratação.
Portanto, é preciso seguir uma série de recomendações para manter a saúde do seu animal em dia e evitar que ele sofra com os dias quentes.
Primeiro, é recomendável que haja sempre muita água à disposição do animal e que seu bebedouro seja colocado em um lugar fresco e com sombra. Ele precisa se hidratar ao longo do dia, principalmente depois de realizar atividades físicas.
Um outro fator que é importante ser levado em consideração na hora de preservar a saúde do animal é deixar para passear com o cão durante a manhã ou no fim da tarde, poupando-o de andar sob o solo quente e de se exercitar, evitando assim a perda excessiva de energia.
Esguichar água em seus pelos também é recomendável nos dias muito quentes, mas deve-se evitar o banho diário, pois pode tirar a oleosidade da pele do animal, provocando futuras lesões.
Para os tutores que cuidam de cães com pelos longos, é necessário que seja feita a tosa. Diminua bastante a pelagem dele durante as estações mais quentes, pois vale mais o bem-estar do animal do que a beleza.
E o que os proprietários jamais devem fazem é deixar os animais dentro dos carros, mesmo que haja uma pequena abertura das janelas. A temperatura dentro do veículo se eleva rapidamente, podendo levar o cão à morte.
Os principais sintomas de quando o cão está sentindo calor intenso são respiração ofegante, letargia, salivação abundante, contração dos músculos, olhar confuso e, às vezes, vômitos.
Atue com rapidez para refrescar o animal caso perceba que o seu cão apresenta algum desses sintomas. Antes de consultar um veterinário, o proprietário pode embrulhá-lo em uma toalha encharcada em água fresca ou colocá-lo dentro de uma banheira com água fresca.
O animal precisa também ingerir menos comida nos dias quentes. Coloque apenas uma pequena quantidade de ração e não o alimente com comidas gordurosas.
O que vale mesmo é garantir que seu animal de estimação fique bem longe dos riscos típicos dos dias de temperatura máxima!
Fonte:Site:ANDA