quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cão e Viagem...

 A distância deve ser levada em conta na hora de escolher o meio de transporte. A escolha pelo avião é sempre melhor nos casos de grandes distâncias, pois encurta o tempo de viagem. Em trajetos mais curtos, o automóvel é melhor pois possibilita ao cão um estresse menor por estar perto do seu dono.


Avião

       É claro que existe um estresse para levar o animal de avião, mas se avião for a única opção é bom conhecermos como funciona.

       Existem regras internacionais para podermos transportar os animais vivos. Tais regras variam de país em país, portanto precisamos obter todos os documentos necessários no Consulado do país de destino e da companhia aérea antes de qualquer coisa! É bom planejar a viagem com antecedência de pelo menos 30 dias para dar tempo de providenciar toda a documentação.

       Apesar de as normas poderem variar entre companhias aéreas, de um modo geral tem-se duas opções: o check in da companhia dependendo do peso do cão com a caixa de transporte - esse peso não pode ultrapassar 15 quilos. A segunda opção é pelo Terminal de Carga da empresa caso o peso esteja acima dos 15 quilos. Para os animais despachados no check in, o dono pagará esse peso como excesso de bagagem. Já no Terminal será cobrado por peso ou cubagem, o preço inclui seguro.

       Os animais têm que viajar em containers feitos de fibra e onde eles possam fazer um movimento de 360 graus. Esse container também deve conter espaço para água e comida e ele deve ser forrado com um material apropriado para absorver bem urina e fezes. Podemos encontrar vários modelos diferentes em pet shops. Só podemos levar um animal por container a não ser que sejam filhotes onde podemos levar dois juntos.

       Os animais vão no porão do avião onde a temperatura é de 22o C. Isso é uma regra, mas algumas companhias permitam que o animal viaje com o dono, logicamente sempre na caixa de transporte.

       A escolha de sedar ou não cabe ao veterinário que cuida do seu animal. Isso não costuma ser uma exigência feita pela companhia e também não é uma necessidade. Quanto à alimentação, se for uma viagem longa onde existam conexões, você deve alimentar o seu cão antes de partir e na chegada. Evite alimentar em excesso antes do embarque para evitar náuseas e vômitos. Afinal muitos deles vão no compartimento da carga, ou seja, você não terá acesso a ele.


A legislação:

       A documentação necessária para viajar com o seu animal é diferente em cada país, pois eles possuem legislações distintas. A documentação apropriada deve ser apresentada à empresa que você estará viajando assim que você despachar o seu animal. No caso do Brasil a documentação é a seguinte:

CÃES e GATOS:
- Atestado de Sanidade expedido por Médico Veterinário até 03 (três) dias antes da data do embarque;
- Atestado de Vacinação anti-rábica atualizada (até um ano antes da data de embarque) para animais com mais de 04 meses de idade;
Isso está de acordo com o Decreto número 24.548 de 03.07.34.
Documentação:
Em caso de viagens internacionais ou nacionais você precisará dos seguintes documentos:
Um atestado de saúde feito pelo veterinário, esse atestado não pode ter mais de três dias contando a data da viagem.
Um certificado de vacinação anti-rábica, a mesma tem que ter sido feito num período de 30 dias ou mais.

Viagens nacionais:
Nas viagens nacionais, desde julho de 2006, cães e gatos não tem mais a necessidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Você só precisará do atestado de saúde e vacinação.

Viagens internacionais:
       Nesse caso o dono do animal precisa ir ao Ministério da Agricultura. Lá ele receberá um atestado, Certificado Zôo Sanitário Internacional. Além disso, é preciso saber quais são as exigências de entrada de animal no país de destino, isso pode ser feito no Consulado do país para onde está indo. Essas exigências podem ser bem diferentes, alguns aceitam apenas o atestado enquanto outros podem exigir um visto consular. Alguns países exigem um período de quarentena no aeroporto, outros, na Europa, pedem um exame sorológico para confirmar a presença de anticorpos contra o vírus da raiva. Existe também um número máximo de animais que estejam imigrando no país. Por isso é muito importante se informar com antecedência para que não haja nenhuma surpresa desagradável.
Nota: No caso do Brasil há apenas a necessidade do Certificado e o Visto consular.
Caso o dono seja uma pessoa muito ocupada ou não está certo da documentação, existem empresas especializadas nessa área e podem ser muito úteis.

Caso você vá viajar de carro:
       Documentação: De acordo com a lei, para transportar um animal em viagens rodoviárias interestaduais, é preciso a mesma documentação necessária para viagens aéreas. Assim sendo, a carteira de vacinação anti-rábica e atestado de saúde. Essa documentação deve ser encaminhada ao Ministério da Agricultura, que então emitirá a Guia de trânsito animal (GTA).

Onde colocamos o animal?
       O animal vai sempre no banco de trás e com a cabeça dentro do veículo. Caso o cão esteja na janela ou sozinho no banco da frente isso pode acarretar uma multa. Uma caixa de transporte pode ser uma opção, dependendo da temperatura, nada muito quente! Nas pet shops você também pode achar um cinto de segurança próprio para cães.

       O vômito é um reflexo comum quando os animais viajam de carro. Sendo assim, você pode consultar o veterinário e pedir uma medicação. Não alimente o animal antes da viagem, isso pode piorar a situação. Mas lembre-se de levar água e pare regularmente na estrada.


Fonte:Site Universo do Cão

Fofura...