quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Scooby

Meu sobrinho Scooby

Dog Runner

Dog Runner

Corrida boa pra cachorro!
Ele destrói seus móveis, sapatos, late muito ou anda agressivo com pessoas e outros bichos? Pode ser falta de uma boa corrida! Veja o que propõe o projeto Dog Runners
Basta calçar um bom par de tênis e, ao melhor estilo Forrest Gump, entrar na dança, quer dizer, na corrida! Você pode praticar o esporte em qualquer lugar e sem grandes investimentos. O exercício tonifica as pernas, aumenta a disposição, melhora o fôlego, ajuda a emagrecer, previne doenças e, de quebra, aumenta o círculo de amizades – todo corredor que se preze tem uma turminha de seguidores.
Agora, quer mais diversão? Imagine estender todos esses benefícios ao melhor amigo, seu peludo de estimação?
Essa é a proposta da DogRunners Brasil, da Veterinária Solidária, Dra. Vanessa Muradian, que teve a idéia depois de ser voluntária no CCZ de SP: “Quando participei das ‘Cãominhadas’ percebi o quanto a falta de atividade física interferia no comportamento e saúde dos cães. Por ser corredora e conhecer os benefícios, decidi juntar meu hobby a minha profissão”. E assim nasceu a primeira assessoria esportiva direcionada exclusivamente para cães.
Especializados em oferecer atividade física sob a forma de caminhadas, cooper ou corrida, a empresa é criteriosa. “Todos os cachorros são avaliados pra verificar se existe alguma restrição de movimento ou de saúde. Só depois a agenda é montada com a frequencia, ritmo e intensidade dos passeios/treinos, que são acompanhados semanalmente e, de acordo com a evolução do cão, são adaptados e modificados”, explica Dra. Vanessa.
A prática, ainda nova por aqui, é popular fora do país, principalmente nos EUA, onde atrai muitos adeptos, com sites especializados e comunidades em redes sociais – tutores que reconhecem os benefícios para os animais.
E põe benefício! A idealizadora do projeto explica que a atividade física diminui o stress, ansiedade e hiperatividade, previne ou reduz excesso de peso, socializa, diverte, fortalece os músculos, melhora a qualidade de vida. Os animais se tornam mais calmos, apresentam menor ou nenhum comportamento destrutivo e ficam menos propensos a obesidade e outros problemas de saúde.
Mas há restrições. Um animal sedentário, por exemplo, não pode sair correndo de um dia para outro. É fundamental respeitar as próprias limitações do mascote.
“Exames básicos, como de sangue e do coração, são solicitados para atividades mais intensas. E os proprietários devem estar cientes de que suas vontades nem sempre podem ser atendidas. Um bulldog ou pug, por exemplo, raças com restrições respiratórias naturais, dificilmente terá condições de acompanhar o dono em uma maratona, apesar de poderem praticar a corrida, com supervisão médica adequada. A saúde, o condicionamento e a vontade do cão estão sempre em primeiro lugar”, assegura a responsável pela DogRunners Brasil.
Dúvidas esclarecidas chega de adiar as caminhadas e corridas com o mascote. O que está esperando? Corra e entre em contato com a equipe da DogRunners! (*)
Dicas:- Faça um check-up frequente no seu animal com um veterinário de confiança;
- Ofereça água fresca e limpa à vontade e alimentos de qualidade;
- Cuide do peso: cães e gatos "fofinhos" podem ser bonitinhos, mas sua saúde é prejudicada pelo sobrepeso;
- Ofereça atividade física frequente ao seu cão: morar em quintal grande não quer dizer que o cão saiba se exercitar adequadamente;
- Toda atividade física deve ser realizada nos períodos mais frescos do dia, em locais calmos e de preferência arborizados;
- Respeite os limites do seu cão: ao menor sinal de cansaço, sede ou dor, pare imediatamente, coloque-o na sombra e ofereça água fresca e limpa;
- Além do condicionamento físico de cada cão, respeite sua vontade: alguns cães simplesmente não gostam de correr, e não devem ser forçados; nesse caso faça caminhadas.
- E o mais importante: ame, dê carinho e cuide da saúde e bem estar do seu pet!
Informações: Veterinária Solidária Dra. Vanessa Muradian/DogRunners
Fonte:Arca Brasil

Aniversário de Mel

Parabéns Mel...