quinta-feira, 17 de março de 2011

Cão Diabético...

Uma cadela com 13 anos e que começou a beber mais água que o normal. Passou obviamente a urinar com mais frequência e a dona verificou que o animal andava inquieto.

Outro  dono apercebeu-se dos primeiros sinais de urina com sangue quandoo cão tinha cerca de 6 anos de idade.

Uma cadela quando tinha 10 anos quando começou a perder o apetite, emagrecer e a ficar fraca dos membros posteriores.

O que é que estes três cães têm em comum? Diabetes mellitus, doença que traduz um excesso de açúcar no sangue e que pode afectar cães, gatos e humanos.
Muitas pessoas ao ouvir este diagnóstico, ficam alarmadas e podem mesmo pensar que o seu querido animal não tem mais hipóteses! Mas um deles já tem 8 anos de idade e tem uma boa qualidade de vida. Novas investigações a nível dietético e o uso de certos minerais, têm ajudado a reduzir as doses diárias necessárias de insulina, melhorando a saúde dos pacientes. Em breve poderá estar disponível tratamento de insulina via oral, o que muitos donos, que têm aversão a agulhas, com certeza vão apreciar!

Porque é que alguns cães desenvolvem esta doença? Qualquer cão pode contrair diabetes, mas os riscos aumentam entre os 7 e os 9 anos de idade. As fêmeas têm o dobro da tendência que os machos. Serem ou não castrados não influi em nada. Animais obesos têm definitivamente maior tendência do que os mais magros. De fato, manter o cão com o seu peso ideal talvez seja o fator mais importante na prevenção da diabetes.
Portanto não entre em pânico caso seja diagnosticada diabetes ao seu cão. O tratamento É possível e tende a ser cada vez mais simples, à medida que prosseguem as investigações médicas. Há que ser consistente na administração diária das injecções de insulina, fornecer uma dieta apropriada e exercitar o animal. E é deveras recompensador verificar que o nosso querido animal depende tanto de nós e que graças a esse cuidado podemos prolongar-lhe a sua qualidade de vida. E ele sabe agradecer-lhe, não é verdade?
Fonte:Site Arca de Noé