terça-feira, 1 de março de 2011

Higiene...

Principais dicas de higiene e que livram o animal de desconfortos e problemas. A falta de higiene traz além de uma queda na qualidade de
vida, uma grande influência a uma série doenças, em especial as doenças parasitárias através da presença dos ectoparasitas (pulgas, piolhos e carrapatos) como dos endoparasitas (verminoses intestinais) que direta ou indiretamente também provocam outras doenças.
Principais cuidados com a higiene dos cães:
1)- BANHOS E ESCOVAÇÃO: Os cães não necessitam ir para a banheira toda hora. A freqüência dos banhos depende muito das condições ambientais, da raça e da espécie em questão. No caso dos cães de pêlo curto, os banhos podem ser realizados a cada 15 dias no verão ou 30 dias no inverno. Nos de pêlo longo, em função da manutenção de um pêlo bonito, necessita-se de escovação diária por parte do proprietário do cão e semanal por um profissional especializado. Cães que vivem em apartamento ou que apresentam um contato mais íntimo com o dono necessitam de uma
freqüência maior dos banhos, principalmente pelo fato destes mesmos animais subirem em sofá ou cama.
2)- HIGIENE DOS DENTES: é necessária dependendo da pré-disposição a formação da placa bacteriana e do tártaro que o animal apresenta, sendo esta característica ligada a individualidade do mesmo.A escovação poderá ser realizada com escova e creme dental específico para animais.
3)- LIMPEZA DOS OUVIDOS: a limpeza do canal auditivo deve sempre ser
realizada com o objetivo de retirar o excesso de cera e diminuir a umidade do canal, principalmente após os banhos, onde muitas vezes a entrada de água no conduto auditivo acaba predispondo o animal às inflamações dos ouvidos.
4)- LIMPEZA DA CASA E DOS UTENSÍLIOS: a casa, os utensílios, as vasilhas de água e comida, brinquedos, cobertores devem sempre ser lavados com sabão neutro e água com o objetivo de retirar matéria orgânica (pêlos, caspas, saliva, além de urina e fezes) que podem conter nestes utensílios e que criam condições favoráveis para o crescimento de bactérias e fungos. Não é necessário a utilização de nenhum tipo de desinfetante, principalmente em função da sua toxicidade.
Fonte:Site Vida de Cachorro