terça-feira, 5 de abril de 2011

Dermatite em cães...

DERMATITE: A dermatite (eczema) é uma inflamação das camadas superiores da pele que produz bolhas, rubor, edema, secreção, formação de crostas, descamação e, geralmente, prurido. O coçar e o atrito contínuo da pele podem provocar o espessamento e o endurecimento da mesma. Alguns tipos de dermatite afetam apenas determinadas partes do corpo. 


Tipos de Dermatite:


Por picada de pulgas: Causa coceira intermitente com queda de pêlos. SOLUÇÃO: É tratada com anti-pulgas e,se a alergia for forte, com anti-alérgicos corticóides ou não esteróides. 


Por inalantes: Conhecida como atopia, origina-se de poeira, ácaros, pólen, desinfetantes e outros produtos químicos aspirados pelo cão. SOLUÇÃO: São combatidos com anti-alérgico corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e, havendo feridas infectadas, anti-bióticos. 


Medicamentosa: Medicamentos dados sem ou com o auxílio do veterinário. SOLUÇÃO: Mudar de veterinário para um diagnóstico correto, necessário exames e uma possível disintoxicação.


Alimentar: Conhecida como dermatite genérico-alimentar, é causada pelo excesso ou falta de algum nutriente na alimentação, ou pela sensibilidade do cão a um de seus componentes. Os tipos mais comuns dessa dermatite são causadas pela deficiência de zinco e pela falta de vitamina A. SOLUÇÃO: Orientação do veterinário quanto às vitaminas e uso de medicamentos externos e internos.


Sarcóptica: Conhecida como escabiose canina, é causada pelo ácaro Sarcoptes Canis.O contágio acontece por contato com animal afetado ou com objeto utilizado por este. SOLUÇÃO: Deve-se tosar o cão para retirar uma das fontes de alimento do ácaro e inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.Utiliza-se também soluções parasiticidas à base de amitraz ou lindane e, nos casos mais graves, anti-bióticos e anti-alérgicos.O uso da ivermectina também é indicado, mas só deve ser feito por um veterinário, pois algumas raças, como Collies, Old English Sheepdogs e Pastores de Shetland, são muito sensíveis a esse medicamento, podendo até morrer se houver uma reação alérgica.


Demodécica: Conhecida como sarna negra ou demodicose, é causada pelo ácaro Demodex canis, infecção associada à bactérias. SOLUÇÃO: É tratada com acaricidas à base de amitraz. Deve-se também usar anti-bióticos, por causa da infecção bacteriana secundária.


Otodécica: Chamada de otoacaríase, é causada pelo ácaro Octodectes cynos. No tratamento, aplicam-se gotas otológicas de acaricidas à base de amitraz diluídas em óleo mineral. A ivermectina também é indicada, o que só deve ser feito por um veterinário.


Acme
Espécie de espinha que causa coceira e queda de pêlo. em geral, aparece sob o queixo. SOLUÇÃO: É tratada com cremes anti-alérgicos, anti-inflamatórios e anit-fúngicos.



Piododermatite dos cães pastores:
É causada por vários tipos de bactérias e o Pastor Alemão é a raça mais atingida. SOLUÇÃO: Trata-se com anti-alérgicos e anti-bióticos.



Dermatite pelo uso de coleira anti-pulgas:
Surge quando o cão é alérgico à coleira anti-pulgas. SOLUÇÃO: Deve-se retirar a coleira e usar anti-alérgicos.



Queiletielose:
Provocada pelo ácaro Cheyletiella blakei, causa coceira intensa no dorso e abdômen. SOLUÇÃO: Trata-se com acaricidas à base de amitraz e carbamatos.



Rabujo:
O excesso de secreção das glândulas lubrificadoras do ânus faz o animal coçar-se, causando infecção local e até auto-mutilação. SOLUÇÃO: O tratamento é feito com anti-bióticos e, nos casos mais graves, com a retirada cirúrgica da glândula.



Fonte:Site do Cachorro