sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ao decidir levar um bichinho para casa, pare e reflita. A família está pronta para dar esse importante passo?

Eles são encantadores e seus olhos conseguem derreter até os mais frios dos corações. A teimosia e a insistência são armas poderosas em suas pequeninas mãos e, quando querem alguma coisa, sai debaixo.
Com tantos artifícios, muitos pais têm dificuldades em dizer não. Tudo fica ainda mais complicado quando o sentimento de culpa pela falta de tempo torna difícil diferenciar um impulso de uma decisão bem estruturada. Pais cheios de boas intenções presenteiam seus filhos com bichinhos (de verdade), e ignoram o mais básico dos princípios: a família está pronta para receber um animal de estimação?
Reflita antes de agir :
Conviver com animais é um privilégio que toda criança tem direito. Mas certamente não é ela quem deve arcar sozinha com as responsabilidades dessa decisão. Trata-se de uma vida que precisa de alimentação, cuidados médicos, carinho, conhecimento e dedicação. Os pais devem ter em mente que o papel de orientador sempre cabe aos mais experientes.
Infelizmente não é todo mundo que está apto a ter um bichinho. Se não fosse assim, não teríamos tantos animais abandonados pelas ruas. Ao desrespeitar essa máxima, muitos pais ensinam, mesmo sem querer, péssimos exemplos aos filhos.
No Dia das Crianças ou em qualquer outra data comemorativa, seja cauteloso, evite a adoção ou pior, a compra por impulso. Dê um presente inestimável aos pequenos: amor e respeito a TODOS os seres vivos.

Não cometa esses erros:

Ser um bom pai ou uma boa mãe é dar bons exemplos. Filhos amados e bem amparados serão adultos mais equilibrados e ótimos cidadãos.
Pra quê adotar? Prefiro comprar um animal de estimação... O papo pode soar politicamente correto, mas não é. Conheça um abrigo de animais, um Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. São milhares de cães e gatos aguardando um lar, uma nova chance, inclusive de raça.
Converse com quem já adotou um animal e pergunte sobre essa gratificante experiênciaA relação homem-animal é uma das mais belas que existem na natureza. Dessa convivência tiramos grandes lições e ganhamos grandes amigos. Divida essa experiência com seu filho, mas, com bastante consciência: Seja o exemplo que você gostaria de ver no mundo!

Fonte:SiteARCA BRASIL

Solidariedade...