quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pra Descontrair...

Oftalmologia Veterinária...

Fonte:Google
Atualmente, a Oftalmologia constitui um importante ramo da Medicina Veterinária, sendo comum e freqüente, a ocorrência de afecções oculares nas espécies domésticas.

O diagnóstico das oftalmopatias baseia-se em: histórico completo, obtido através das informações relatadas pelo proprietário; exames sistêmico e oftálmico do paciente, bem como aplicação de testes diagnósticos.
O olho e a região periocular são examinados, inicialmente em ambiente iluminado, verificando-se a presença de alterações mais grosseiras, como secreção, hiperemia ("vermelhidão"), edema (" inchaço"), alopecia (falta de pêlos), ferimentos e assimetrias; são também aplicadas provas para verificar a acuidade visual. A seguir, o exame oftálmico passa a ser realizado em sala escura, devendo o clínico possuir um foco de luz, que permita a visualização de estruturas como a córnea, a íris e o cristalino, assim como as pálpebras, os cílios e a membrana nictitante, considerados anexos oculares. Caso haja necessidade, estas estruturas devem ser inspecionadas com lupa ou em lâmpada de fenda, que permitem um exame mais minucioso por promoverem amplificação da imagem. Determinadas situações demandam a dilatação das pupilas, como a obtenção de uma melhor visualização do cristalino, em casos de catarata, ou a realização do exame de fundo de olho (fundoscopia), o qual possibilita a inspeção da retina.
O animal é submetido, ainda, a testes com a finalidade de medir a produção da lágrima (teste de Schirmer), verificar a existência de lesões na córnea (úlceras), através do uso do corante fluoresceína, e mensurar a pressão intra-ocular (tonometria).
O diagnóstico acurado e precoce da doença ocular permite estabelecer tratamento adequado, o que torna melhor seu prognóstico. A detecção de doenças sistêmicas concomitantes é de fundamental importância, pois muitas possuem manifestações oculares, como a toxoplasmose, a erliquiose, a cinomose e o diabetes.
As principais oftalmopatias em cães e gatos são as ceratites, as uveítes, o glaucoma e a catarata.