segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Corte no rabo do cão é coisa para veterinário...

Cirurgia quase sempre estética, a caudectomia ou corte da cauda dos cães exige cuidados, pois, mesmo sendo considerada um procedimento cirúrgico simples, a operação pode ter conseqüências desagradáveis se não for feita da maneira correta e se o pós-operatório não for seguido com os devidos cuidados.

Há vezes em que o corte do rabo do cachorro se faz necessário não somente por questão estética. Exemplos são os casos de traumatismos ou tumores em cauda que, geralmente, ocorrem em cães mais velhos, o que exige a amputação do rabo.

A caudectomia é bem simples de ser realizada, mas o cuidado começa na escolha de quem irá fazer a cirurgia. Infelizmente, há pessoas sem formação profissional própria que praticam o corte do rabo dos cães. A prática é crime, porque caracteriza o exercício ilegal da profissão.

Entregar seu cão para pessoas inaptas, ou seja, que não são veterinários, submeterá seu animal a riscos que vão desde infecções até parasitas e sangramentos conseqüentes de cirurgias feitas com amadorismo.

"Por isso é importante que a cirurgia, mesmo simples, seja realizada por um profissional, no caso o veterinário, que, com certeza, tomará todos os cuidados assépticos para a realização do procedimento", alerta o veterinário Thiago Chorfi, de São José.

Algumas raças tem como padrão a realização da caudectomia. Entre elas estão poodle, cocker spaniel inglês, yorkshire terrier, fox paulistinha, boxer, schnauzer, weimaraner, rottweiler, dobermann e pinscher.
Fonte:Google