sábado, 26 de março de 2011

Vacinação...

Os cães devem ser vacinados a partir de 50 dias de idade quando o filhote recebe a primeira dose da vacina óctupla ou V8. Dessa vacina serão aplicadas mais três doses com intervalo de 30 dias cada uma, com exceção de filhotes da raça Rotweiller, aos quais se recomendam uma quarta dose.
A vacina V8 protege contra as seguintes doenças:
- PARVOVIROSE (causa vômitos e diarréia com sangue);
- CORONAVIROSE (sintomas iguais aos da parvovirose);
- CINOMOSE (alterações neurológicas associadas à conjuntivite e/ou infecção respiratória);
- HEPATITE CANINA (semelhante à hepatite dos seres humanos);
- ADENOVÍUS TIPO 2 (pneumonia e/ou gripe);
- LEPTOSPIROSE CANÍCOLA E HEMORRÁGICA (doença transmitida por ratos que causa lesões hepáticas e renais);
- PARAINFLUENZA CANINA (semelhante à gripe humana).


Fonte:Google

Lhasa Apso...

No passado, propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, o lhasa apso guardava os templos e mosteiros do tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o lhasa apso era considerado um animal sagrado.
O nome deriva de lhasa, capital do Tibet, a palavra "apso" significa sentinela que late.
O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre o terrier do tibet e o spaniel tibetano.
Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física em seguida conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda. no seu país de origem, pelo menos até a anexação à república popular chinesa, vivia nos mosteiros e os exemplares mais bonitos e valiosos, encontravam-se no "potala", o palácio do dalai lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição. era impossível obter um exemplar por dinheiro; excepcionalmente, como prova de especial benevolência, podia ser presenteado. também na china, na corte imperial, os que chegavam do tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos, e contribuíram para formar a raça shih-tsu.
Os exemplares do lhasa apso, naquele país, são considerados como pedras preciosas. o lhasa apso tanto pode ser uma companhia agradável como um guarda eficiente de casas, principalmente de apartamentos onde o espaço é menor. È um cão dócil mas de grande coragem. dotado de ouvido finíssimo, percebe bem os rumores leves e longínquos e dá o alarme com sua característica voz clara e aguda. por esta razão, na língua tibetana é chamado "apso seng kye" isto é o cão sentinela de latido de leão.
E um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. é capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. muito higiênico. Só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme. é um cão que gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente , de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos.
- A raça foi trazida para o brasil pelo criador Denis Duveen por volta de l966.


Fonte:Site Saúde Animal