terça-feira, 7 de junho de 2011

Cuidados no frio...

No frio, nenhum cão deve dormir ao relento e a maioria tem que ficar bem agasalhada. Cães mais peludos, como yorkshire, maltês e poodle também sentem frio e precisam ser aquecidos.
Nesta época de frio mais intenso não é aconselhável tosar o pêlo do animal. São indicadas somente tosas especiais para facilitar a utilização de roupas de frio.
Se até os mais peludos sentem frio no inverno, imaginem os cães de pelo curto como os pinchers, vira-latas, daschunds. Para eles, roupas não são luxo e, sim, necessidade. Os animais de pêlos curtos devem usá-las o dia todo e dormir bem cobertos.
Além das roupas, há no mercado edredons, colchões (neste caso para evitar o contato do frio direto do chão ao cãozinho), sapatos e camas muito confortáveis e quentinhas.
No frio, os animais ficam mais propensos a terem doenças respiratórias. .
Em dias frios, os cães devem ficar bem agasalhados, não podem dormir ao relento, os banhos devem ser com água morna e o pelo secado com secador de cabelo. É importante também que os cães sejam vacinados contra a gripe, porque nessa estação do ano estão sujeitos às doenças.
Os sintomas são bem parecidos com a gripe humana ( eles tossem, espirram, dão febre e têm coriza). Muitos chegam a vomitar de tanto tossir. Nesses casos, o cachorro deve ser levado imediatamente ao veterinário para ser medicado e assim evitar que a gripe evolua para uma pneumonia.
Já existe no mercado uma vacina contra a gripe, que protege em até 80% o cão contra o vírus. O cão que nunca vacinou contra a gripe receberá duas doses e aquele que já foi imunizado recebe uma dose única. A vacina é válida por um ano.
Outro problema comum nesta época é a cinomose, doença grave que possui poucas chances de cura. De abril a julho aumenta a proliferação do vírus da cinomose. Os donos devem verificar o cartão de vacina do animal e conferir se a dose da vacina óctupla ou décupla está em dia. Essa vacina também deve ser feita anualmente.
Fonte:Site Mania de Cão