quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cães Gigantes...

Os cães gigantes representam 28 raças  « cujo tamanho ultrapassa com grande diferença o de outros cães » e que pesam de 45 a mais de 100 kg. Em alguns países os cães gigantes representam mais de 10 % dos registros nos livros oficiais. Todavia sob o ponto de vista das necessidades nutricionais eles representam 15 % do volume total de alimento consumido.
A fisiologia dos cães gigantes adultos está pouco adaptada à vida em ambientes fechados ou a proprietários sedentários. Símbolo de virilidade para uns e de força para outros, os cães gigantes são excelentes companheiros para pessoas dinâmicas e com um bom orçamento. O custo diário de um cão gigante é maior que o de um cavalo. Considerando as dificuldades e o custo elevado dos tratamentos veterinários, função do peso do animal, é evidente que a prevenção das doenças deve ser encarada como uma preocupação primordial.
A necessidade energética basal de um cão gigante é de 40 a 50 kcal por kg de peso ao dia. Em consequência disso, a quantidade de alimento ingerido diariamente por um cão gigante adulto varia 600 a 2000 g dependendo da raça, estado de vida e tipo de alimento utilizado. Suas necessidades energéticas, função da raça, variam de 80 a 180 % das necessidades teóricas médias.Em alguns casos o volume de alimento é grande e a utilização freqüente de refeições mistas, alimento industriais e misturas tradicionais é pouco justificável economicamente.
Embora vivam freqüentemente em ambientes externos, o volume e o aspecto das fezes devem ser considerados pelos proprietários. Fezes moles e evacuações muito freqüentes são características de alguns cães gigantes. As causas deste fenômeno é um trato gastrointestinal cujo tamanho e peso são desproporcionais (3 % do peso do animal, em comparação a 7 % para os cães de raças pequenas), e uma menor duração do trânsito digestivo.

Fonte : Site Royal Canin