sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Banho

Banho

Para manter o seu animal saudável e feliz, os cuidados com a pele e o pêlo são importantes.
Problemas de pele são vistos com muita freqüência na clinica veterinária
A pele do cão produz uma cera oleosa (sebo) que atrai poeira e fuligem.

A combinação da sujeira e a oleosidade da pele e pêlo facilitam o crescimento de bactérias, tornando-se a causa freqüente de odor desagradável nos cães que não são banhados regularmente.

A freqüência do banho do cão irá depender da raça e do estilo de vida. Animais que ficam dentro de casa, sedentários, com pêlo curto irão necessitar de menor número de banho do que aqueles que ficam fora de casa, são ativos e têm pêlos longos.

O pêlo longo poderá agir como um esfregão e atrair sujeira excessiva. Para alguns cães, poucos banhos por ano podem ser suficientes, enquanto para outros são necessários banhos semanais. Você pode determinar esta freqüência junto com seu médico veterinário.

Existem diferenças significativas entre a pele humana e a do cachorro. O animal deve ser banhado com produtos formulados especificamente para eles. O uso de um xampu inadequado pode ser danoso para a saúde do animal. Muitos xampus contém substâncias químicas muito agressivas para a pele do animal, destruindo as células cutâneas e removendo componentes que mantém a pele macia e elástica.

Existem três classes de xampu, geralmente empregados na medicina veterinária. Os xampus de limpeza e condicionadores para animais com pele e pêlo sadios, que precisam apenas de uma limpeza refrescante. Os xampus terapêuticos, reservados para animais com desordens no pêlo e pele, como alergia cutânea, seborréia (caspa) e condições mais severas de infecções úmidas gordurosas entre outras. Os xampus parasiticidas utilizados no controle dos parasitas externos dos cães, como pulga, piolhos ou ácaros.

Fonte:Google

Chihuahua

Chihuahua

O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua no México. É extremamente inteligente, afetuoso e possessivo. Filmes como Perdido pra cachorro, e Legalmente Loira, filmes estrelados por Reese Whiterspoon, tiveram a participação de cães desta raça.[1] Assim como todo cão de luxo, como são chamados os cães de companhia, o chihuahua, não é um cão de caça, de pastoreio, ou que trabalha em aeroportos, mas ele pode servir como cão de guarda, pois está sempre alerta a qualquer barulho, e ele também é um excelente companheiro para todos os momentos, o chihuahua é um cão encantador que sempre cativará as pessoas. [2] Essa raça propõe alguns benefícios para aquelas pessoas que não querem ter muito "trabalho" na hora de cuidar do cão, entre elas, o seu peso leve, e a sua facilidade de adaptação.(Wikipédia)